O Vendedor de Software
Basta você mergulhar de cabeça nas atividades de como vender software, vestir a camisa da empresa e realmente entender como funciona o processo de compra de TI em empresas que são o foco principal da sua.
Então, por onde começar?
1) PREPARAÇÃO
Conheça detalhadamente o software que você vai vender. Quais módulos, funcionalidades e problemas que resolve. O seu papel como vendedor de software é mais do que um profissional de vendas.
2) PÚBLICO
Ter o que vender é importante, mas conhecer o mercado, avaliar a demanda faz com que seu funil de vendas cresça rapidamente. Seja específico ao segmentar sua região. Por exemplo, um software para o segmento de PET. Quantas lojas, veterinárias, clínicas etc tem na sua região? A partir daí você pode montar um e-mail de prospecção ou rota de vendas.
3) QUALIFICAR
Ao fazer o contato com qualquer empresa, precisamos saber se há uma necessidade. Identificar um problema é o primeiro ponto antes de demonstrar o seu software.
4) APRESENTAR
O mais importante depois que conseguir a agenda, é ser objetivo e específico também
5) OBJEÇÕES
Já que todas as empresas possuem um software, você pode agrupar estas objeções para criar os argumentos necessários e contornar a situação. Podes montar até uma matriz para usar sempre que precisar.
7) FECHAMENTO
Ao fechar, o empresário vai querer começar o mais breve possível. E se não ficar tudo “as claras”, o projeto pode cair por terra. Garanta que na documentação (proposta, contrato, cronograma etc) esteja tudo bem claro. Informar ao cliente o que ele comprou e como será feito. Quais as responsabilidades de cada parte e como terão sucesso com o projeto
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